Academia

Aprovada nova Candidatura de Modernização Administrativa no valor de 1 milhão de euros

01.06.2020

POCER-SAS | Programa Operacional de Capacitação e Eficiência de Recursos dos Serviços de Ação Social

Candidatura foi aprovada no âmbito do Consórcio UNorte.pt, designada por POCER – Programa Operacional de Capacitação e Eficiência de Recursos, desenvolvido em parceria com os SASUM, que o objetivo de melhorar a eficiência dos modelos de gestão e promover a sustentabilidade das Organizações.

A Operação POCER-SAS, que propõe a realização de 6 iniciativas com vista a transformar alguns dos processos operacionais atuais dos SAS nos serviços de alimentação, residências e nos serviços de gestão dos SASUTAD, de forma a simplificar a complexidade atual nos procedimentos, reduzir os elevados custos e qualificar a prestação do serviço público designadamente ao nível da eficácia e eficiência na sua capacidade de resposta às necessidades dos alunos e restantes cidadãos e empresas.

Em termos de tipologia, as iniciativas que incorporam a Operação antecipam o desenvolvimento e implementação de sistemas de avaliação dos serviços públicos e da satisfação dos utentes, assim como do estudo e implementação de planos de racionalização de estruturas, processos e serviços com o objetivo de reduzir as solicitações de informação junto dos cidadãos (e consequentemente, reduzir o desperdício de recursos internos nestas tarefas) e melhorar a eficácia, eficiência e qualidade, reduzindo o custo e tempo de resposta aos alunos e restante comunidade.

As inciativas que compõem o POCER-SAS são as seguintes: 1) Desmaterialização do processo atual de gestão de senhas; 2) Desmaterialização do modelo atual de gestão de meios de pagamento; 3) Modernização do modelo de acesso às residências; 4) Revisão e modernização dos meios de interação com a comunidade académica; 5) Revisão do Modelo Logístico em termos processuais e; 6) Desmaterizalização de processos de gestão.

As transformações a ocorrer permitirão obter uma maior eficiência e eficácia dos serviços contribuindo de igual forma para a competitividade local e nacional.

Adicionalmente, a Operação apresenta um caráter inovador, uma vez que grande parte das iniciativas são pioneiras na Administração Pública (doravante AP), em especial nos Serviços de Ação Social (SAS) em Portugal e traduzem um grande passo na modernização da AP face à forte utilização das TIC e forte integração com a Estratégia para a Transformação Digital na AP. Assume também um grande efeito difusor, uma vez que as iniciativas que a compõem são passíveis de serem facilmente replicáveis noutros organismos públicos.

Titulo
01.06.2020