Alojamento a baixo custo

Alojamento a baixo custo

Os Serviços de Acção Social da UTAD possuem cinco Residências Universitárias, com capacidade para alojar 532 estudantes (358 Covid-19). Na atribuição do alojamento é dada prioridade aos estudantes bolseiros, tal como está previsto na Lei, com a exceção de cerca de 10% das vagas para estudantes estrangeiros (Erasmus, Protocolos, entre outros), geridas diretamente pelo GRIM (Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade: internaciona@utad.pt). O processo de atribuição do alojamento é realizado anualmente. As residências regem-se por um Regulamento das Residências, do qual consta, entre outros aspetos, as condições de ingresso e de utilização de equipamentos, normas de disciplina interna e de participação dos estudantes na respetiva gestão.


PRAZOS DE CANDIDATURA AO ALOJAMENTO 2020/2021

- Recandidaturas: para os estudantes já inscritos na UTAD - de 1de junho a 15 de julho de 2020.

- Candidaturas
: para os estudantes inscritos na UTAD pela 1.ª vez (caloiros) - Em simultâneo com a matrícula:
- 1.ª Fase: 28-09 a 02-10-2020;
- 2.ª Fase: 15-10 a 19-10-2020;
- 3.ª Fase: 30-10 a 03-11-2020.

- Outras Situações: no prazo de 5 dias após a matrícula. Mesmo fora dos prazos anteriormente referidos, sempre que haja vagas, os Serviços colocam os estudantes.


PROCEDIMENTOS

Alojamento de longa duração (Mensal): preenchimento da Requisição de Alojamento e enviar, juntamente com o IRS de 2019 do agregado familiar (declaração anual de rendimentos), por correio eletrónico para sasutad@utad.pt. Não se aceitam candidaturas entregues em papel no Espaço Estudante ou nas Residências Universitárias. As candidaturas mal preenchidas ou incompletas podem ser liminarmente indeferidas.

Alojamento de curta duração (Diário): por favor preencha o formulário disponível na página dos SASUTAD em Alojamento On-line.


RESULTADOS

Os resultados das candidaturas às residências universitárias são seriados em função dos rendimentos do agregado familiar do estudante. No caso das recandidaturas a seriação depende do resultado da bolsa de estudo do ano letivo anterior (rendimento per capita), e as candidaturas (1.ª vez, caloiros, etc) são em função dos rendimentos apresentados na Resquisição de Alojamento, juntamente com IRS de 2019 (declaração anual de rendimentos) do agregado familiar.

- Recandidaturas: no dia 31-07-2020;

Candidaturas:
- 1.ª Fase: no dia 02-10-2020
;
- 2.ª Fase: no dia 19-10-2020;
- 3.ª Fase: no dia 03-11-2020.

Covid-19:

Devido ao quadro epidémico da Covid-19 e enquanto for necessário, temos de evitar a partilha de quartos e, caso sejam partilhados, temos de garantir uma distância mínima entre camas de, pelo menos, 2 metros, o que significa que tivemos de reduzir a capadicade das residências (menos 40% das camas). Apenas a Residência de Codessais terá quartos partilhados (40 quartos duplos) e o Bloco A (7 quartos duplos). Os restantes quartos serão todos individuais (com o preço correspondente).

Os estudantes que não fiquem colocados na residência, podem beneficiar, na bolsa de estudo, de um complemento de alojamento no valor da mensalidade do quarto privado até ao limiar de €219,41 Para o efeito têm de cumprir as seguintes condições:

  • Concorrer nos prazos estabelecidos e não ficar colocado no alojamento em 2020/2021 (resultado = Não Colocado);
  • Ser bolseiro em 2020/2021;
  • Apresentar contrato de arrendamento (em nome do estudante ou vários estudantes) e todos os recibos mensais (unicamente em nome do estudante).

Se cumprir estes requisitos, quando for publicado o resultado da bolsa de estudo, deve enviar para sasutad@utad.pt o contrato de arrendamento e os recibos que possuir à data. 

No caso das recandidaturas, a prioridade no acesso às residências é decorrente do rendimento per capita da bolsa de estudo. No caso das candidaturas (1.ª vez, caloiros, etc), a prioridade é determinada pelos rendimentos apresentados na Requisição de Alojamento juntamente com o IRS de 2019. Os estudantes alojados em 2019/2020, não bolseiros, ou que se prevê que no próximo ano letivo 2020/2021 não o venham a ser, não serão recolocados nas residências universitárias. Por esse motivo devem recorrer ao alojamento privado.

- Considerando o Despacho RT-59/2020, de 31 de julho (Plano de Contingência Interno para a Covid-19 – 2.ª versão), aos estudantes alojados nas residências, informa-se o seguinte:

  • É obrigatório o uso da máscara no interior das residências;
  • Deverá higienizar frequentemente as mãos;
  • Cumprir as regras de etiqueta respiratória;
  • Evitar saudações com contacto físico;
  • Estão suspensas as visitas de pessoas externas às residências;
  • É proibida a alteração da disposição do mobiliário das residências, nomeadamente as camas e mesas das salas de estudo e cozinhas;
  • É proibida a realização de convívios, encontros, reuniões ou qualquer outro evento que implique a aglomeração de pessoas nas residências universitárias;
  • Os estudantes alojados nas residências universitárias que se desloquem ao estrangeiro têm de dar conhecimento prévio aos SASUTAD.

PAGAMENTO DA ESTADIA EM RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Até conhecer o resultado da bolsa de estudo, o estudante efetua o pagamento da mensalidade como Bolseiro. Posteriormente, caso seja Não Bolseiro, serão efetuados os acertos, ou seja, o que pagou a menos será creditado na mensalidade seguinte.

O complemento de alojamento em residência universitária, no valor de €76,79, apenas é processado na bolsa de estudo depois do residente pagar a respetiva mensalidade de alojamento (diretrizes impostas pela DGES).

Os estudantes provenientes das recandidaturas, efetuam o pagamento da primeira mensalidade em prazo específico (antes do início das aulas). Os restantes estudantes, que entram para a residência pela primeira vez (caloiros, etc), para garantir a reserva têm de efetuar o pagamento da 1.ª mensalidade no ato da reserva, não havendo direito a devoluções em caso de desistência.

As mensalidades são pagas até ao dia 08 de cada mês, independentemente de ser ou não bolseiro e de ter já recebido ou não a bolsa de estudo, de acordo com o seguinte preçário:
Tabela de Preços - 2020/2021

 

LOCALIZAÇÃO DAS RESIDÊNCIAS
Parque Residencial Além-Rio (Blocos A, B, C, e D)
Rua Actor Ruy de Carvalho
5000-542 Vila Real (junto ao Teatro Municipal)
Tel: 259 309 925
Residência de Codessais
Rua Diogo Dias Ferreira
5000-559 Vila Real (junto ao CIFOP e GNR)
Tel: 259 309 920
CARACTERÍSTICAS DAS RESIDÊNCIAS

- Quartos individuais com wc partilhado com o quarto do lado e quartos duplos com wc individual no quarto;
- Residências mistas, mas quartos ou wc partilhados por estudantes do mesmo sexo;
- Fornecimento de roupas de cama e atoalhados a título de empréstimo (higienização a cargo do residente);

- Lavagem de roupa de cama e atoalhados (serviço excecional, pago);
- Cozinhas partilhadas, apenas equipadas com micro-ondas, frigoríficos e armários para arrumos;
- Lavandarias self-service, com máquinas de lavar e secar roupa (Ficha de lavagem e/ou de secagem); e com tábua e ferro de passar roupa, de utilização livre;
- Refeitório;
- Salas de estudo;
- Internet Wireless (Wi-Fi) em todos os edifícios (áreas comuns e alguns quartos); o serviço é fornecido pelo SIC / UTAD, não podendo os SASUTAD garantir a qualidade do serviço em todas as áreas abrangidas.

Mais informações