A maioria das organizações tende a concentrar-se nas rotinas sem olhar aos fins a que se destinam. Passados alguns anos da sua existência os recursos humanos acusam cansaço e desgaste e começam a fazer resistência à mudança. Num mundo em que se compete por recursos e que as disponibilidades não chegam para todos, é necessário concentrar a nossa atenção na gestão da mudança. Se este tipo de pensamento, no passado, não era verdade para a administração pública, com a consciencialização de que os recursos, quer financeiros, quer físicos, quer anímicos não são ilimitados é necessário repensar a estratégica e apontar uma direcção para a organização.
No caso dos Serviços de Acção Social das Instituições do Ensino Superior, a erosão dos orçamentos e alguma falta de investimento na prestação de serviços tem levado a que alguns serviços de acção social reduzam a sua actividade e com isso se transformem em meros gestores de contratos externos, advogando uma política de serviços mínimos.
Os SASUTAD apesar de terem uma posição periférica em relação aos grandes centros de concentração de estudantes (tradicionalmente Porto, Lisboa e Coimbra) tem mantido uma política de administração interna da prestação de serviços, que merece o respeito de todas as academias e serviços congéneres.
Assim poderemos definir como o principal objectivo estratégico dos SASUTAD - a concentração de todos os reforços e realizações na Promoção de uma política de Bem-Estar para os Estudantes.
Trabalhamos em primeiro lugar para os estudantes e é neles que gastamos todos as energias.
Em segundo plano estará toda a comunidade académica, queremos ser conhecidos e reconhecidos pelo trabalho em prol da promoção da e para a UTAD apoiando através das nossas valências e serviços; os estudantes nacionais e estrangeiros, os docentes da UTAD e também os convidados e o pessoal não docente. Também a comunidade em que nos inserimos na Cidade de Vila Real poderá ser objecto da nossa acção pontual e programada.
Uma terceira preocupação é a filosofia de gestão. Muitos serão os caminhos e todos válidos, mas para nós queremos e acreditamos que podemos através da nossa pratica quotidiana administrar e gerir todas as nossas valências de uma forma directa. Quer isto dizer que como princípio acreditamos que podemos ser competitivos na prestação de serviços e que nas áreas do alojamento, da alimentação e do apoio ao estudante na sua frequência da UTAD somos responsáveis pelo resultado final, controlando e gerindo toda a cadeia de produção.
Acreditamos que todos os jovens que entram no ensino superior e na UTAD muito em particular têm direito a uma frequência plena com vista à sua formação e obtenção de um diploma, pelo que é a nossa responsabilidade primeira e última que nenhum estudante seja afastado dessa realização por motivos de limitação económica.
Acreditamos que somos parte integrante na formação das gerações futuras e na qualificação da força de trabalho portuguesa.