Outras bolsas

Outras bolsas

Os estudantes do Ensino Superior podem recorrer a outros apoios para além dos concedidos no âmbito da Acção Social, como bolsas de estudos, ajudas financeiras ou outros tipos de incentivos, que são disponibilizados tanto por entidades públicas como privadas, com vista ao desenvolvimento das dimensões educativa, social, profissional e científica do país. Neste capítulo indicam-se alguns dos apoios a que os estudantes se podem candidatar:

Instituição Tipo de bolsa Destinatários Contactos/candidatura
Bolsas Santander - Apoio Universitário 2025 - 1ª Edição 65 bolsas de estudo de 500€

Candidatura, critérios de elegibilidade e outras informações: https://www.becas-santander.com/pt_pt/bolsas-estudos.html

Requisitos específicos

  • Prioridade aos estudantes que nunca foram apoiados pelas Bolsas Santander Apoio Universitário;
  • Inscrição válida na UTAD num CTESP ou em ciclos de estudos conducentes aos graus de Licenciado ou de Mestre;
  • Estudantes Bolseiros da DGES

O período de candidaturas decorre até ao dia 16 de Maio de 2025

www.bolsas-santander.com/pt

Bolsas Santander – INCENTIVO À CARREIRA DOCENTE 2025

37 bolsas de estudo de 750€

Ao abrigo do Programa de Bolsas Fundação Santander de Incentivo à Carreira Docente | 2025 - 1.ª Edição, encontra-se aberto o convite para a apresentação de candidaturas tendo em vista a atribuição de bolsas destinadas a apoiar estudantes do primeiro ano de mestrado em ensino para o 3.º ciclo e ensino secundário, que desejam ingressar na carreira docente. O valor de cada bolsa atribuída será de 750 euros. 

Este Programa resulta de uma iniciativa da Fundação Santander Portugal, em colaboração com Instituições de Ensino Superior, para incentivar o desenvolvimento da profissão docente em Portugal, especialmente nas áreas de Matemática, Português, Inglês e Informática. 

Critérios de Elegibilidade (Obrigatórios): 

  • Estar matriculado numa Instituição de Ensino Superior aderente ao Programa e a frequentar o primeiro ano de um mestrado em ensino para o 3.º ciclo e ensino secundário.

Critérios de Seriação (Específicos): 

  1. Ser beneficiário da Bolsa de Estudos da DGES (ponderação de 50%).
  2. Analise do rendimento anual pessoal ou familiar per capita, conforme o IRS de 2024 (pela menor per capita) (ponderação de 25%).
  3. Ter domicílio fiscal a pelo menos 100 km da instituição, sendo a instituição mais próxima com oferta formativa que confira habilitação para a docência no Grupo de Recrutamento pretendido (ponderação de 15%).
  4. Mérito escolar: Seriação pela média final do 1.º ciclo de estudos (Licenciatura) (ponderação de 10%).

Estas bolsas têm como objetivo dotar os estudantes de um apoio financeiro que facilite a sua formação e estimule o seu desempenho académico e profissional na carreira docente. 

A candidatura é submetida através da plataforma Santander Open Academy, acessível em santanderopenacademy.com/pt.

Mais informações podem ser consultadas no Regulamento das Bolsas Fundação Santander de Incentivo à Carreira Docente 2025. 

O período de candidaturas decorre até ao dia 31 de outubro de 2025. 

www.bolsas-santander.com/pt

Fundação António Aleixo Ensino Superior Público Estudantes do Ensino Superior Público e Privado e Cooperativo que não existam nas escolas públicas, que não tenham mais de 22 anos à data da primeira candidatura, residentes ou naturais do concelho de Loulé, economicamente carênciados.

Av. José da Costa Mealha, 14
8100-501 Loulé
Telefone: 289 425 174

www.fundacaoantonioaleixo.com
fundacao.aleixo (at) gmail.com

Fundação Calouste Gulbenkian Estudos Superiores Estudantes do Ensino Superior, com elevado nível escolar e cujos recursos económicos não lhes permitem prosseguir os estudos.

Av. de Berna, 45-A
1067-001 Lisboa
Telefone: 217 823 000

www.gulbenkian.pt
bolsasgulbenkian (at) gulbenkian.pt

Fundação Eugénio de Almeida Ensino Superior Público, Particular e Cooperativo Estudantes do Ensino Superior, de nacionalidade portuguesa, residentes na região de Évora, com média igual ou superior a treze no ano lectivo anterior.

Pátio de S. Miguel, Apartado 2001
7001-901 Évora
Telefone: 266 748 300

www.fundacaoeugeniodealmeida.pt
geral (at) fea.pt

Fundação Rotária Portuguesa Para conclusão de um primeiro grau académico Estudantes portugueses carenciados e com aproveitamento escolar.

Rua João Machado, 100, 3º, Sala 303/304,
Apartado 239
3001-903 Coimbra
Telefone: 239 823 145

www.rotaryportugal.pt
frp@mail.telepac.pt

Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento Bolsas de Estudo para cidadãos dos países de língua oficial portuguesa PALOP’s. Preferencialmente para a admissão a cursos em áreas inexistentes nos estabelecimentos de ensino dos PALOP's, bem como para a formação em áreas consideradas prioritárias para as respectivas estratégias de desenvolvimento.

Avenida da Liberdade, nº 192 - 2º
1250-147 Lisboa PORTUGAL
Telefone: 213 176 700

www.ipad.mne.gov.pt
Cooperacao.portuguesa@ipad.mne.gov.pt

Para além das bolsas de estudo, anteriormente referidas, algumas Câmaras Municipais também atribuem bolsas de estudo a fundo perdido para os estudantes que frequentam cursos superiores. O direito a uma justa e efectiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, consagrado na legislação portuguesa (art. 261º da Constituição e art. 64º nº 4 alínea c) da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro], constitui um objectivo fundamental da política educativa que as autarquias locais, no âmbito das suas atribuições, ajudam a concretizar.

Para saber se a autarquia da sua área de residência atribui bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, deverá entrar em contacto com a respectiva Câmara Municipal.